Como limpar o sofá de tecido?



Caiu uma chávena de café! O gato espirrou! O bebé vomitou! Quando se trata de um sofá de tecido, todos estes são cenários de terror. Por isso mesmo, decidimos reunir os melhores truques para limpar um sofá de tecido.

Lavar o tecido na máquina

Hoje em dia, muitos sofás têm almofadas e encostos com capas removíveis. Estes tecidos tendem a ser laváveis, por isso pode colocá-los na máquina a 30ºC com um detergente neutro e esperar que sequem.

Limpar com vinagre

Se costuma procurar dicas de limpeza online, já sabe que o vinagre é um dos melhores truques de limpeza caseiros! Faça uma mistura de água morna com vinagre branco e, com uma escova macia, aplique esta mistura no tecido. Comece na parte superior e vá passando um pano seco para remover o excesso de humidade – caso contrário, o sofá vai ficar húmido durante muito tempo. (Se for uma mancha pequena, também pode usar um secador.)

Álcool

O álcool também é uma boa opção para limpar manchas e desinfectar o sofá. Misture água com algumas gotas de álcool num borrifador. Depois, aplique sobre o tecido e use uma esponja para esfregar o sofá, de preferência com movimentos circulares. Embora o vinagre seja mais eficaz a retirar as manchas, o álcool evapora com mais facilidade e o sofá seca mais depressa.

Use detergente da loiça

Se o sofá está manchado com gordura ou comida, use a espuma do detergente da loiça e deixe actuar. Depois, passe um pano com movimentos circulares para secar. Este método funciona também para as camas e cabeceiras de tecido lavável.

Dica extra: água com gás

Para as manchas de vinho ou café, caso não tenha detergentes disponíveis, pode usar água com gás ou água tónica. Deixe actuar sem esfregar. A seguir, use papel de cozinha ou um guardanapo para absorver a espuma da água.
 
Precisa de ajuda com a limpeza de sua casa? Nem sempre é fácil encontrar alguém de confiança, mas pode contar com a Fixando para encontrar empregadas de limpeza no Porto ou empregadas de limpeza em Lisboa. Leia as avaliações de clientes anteriores e compare profissionais!

Comentários

Mensagens populares