Devo comprar ou alugar equipamento de som?



Quer organize festas, quer dê concertos, quer seja apenas um entusiasta, provavelmente já deu conta que os equipamentos de som são muito caros. Por isso, impõe-se a questão: devo comprar ou alugar um equipamento de som? O que é melhor?

Como sempre, quando se tratar de comprar ou alugar, faça as contas. Ao fim de quantas utilizações vai ter retorno no investimento? Ou seja, quantas vezes tem de alugar o equipamento de som para abater a compra? Se não tem a certeza, procure aqui quanto custa alugar um equipamento de som em Braga e alugar um equipamento de som em Setúbal.

No entanto, esse não é o único factor que conta. Se está na dúvida sobre comprar ou alugar um equipamento de som, também deve pensar:

  • tem capacidade para pagar o equipamento sem esforço financeiro?
  • tem de comprar a pronto ou existe a possibilidade pagar a prestações?
  • tem a certeza do equipamento que quer comprar?

Se alugar o equipamento de som, em vez de comprar, o risco financeiro é menor. Provavelmente, já tem um adiantamento do evento que pode usar para pagar o aluguer e nunca entra em dívida.

Por outro lado, se só agora começou a organizar eventos, também só tem as despesas estritamente necessárias, em vez de investir muito capital sem ter (ainda) prova do conceito.

Finalmente, alugar diferentes equipamentos dá-lhe a oportunidade de experimentar como funcionam “in loco”. Nada se compara a isso! Portanto, se não tem a percepção do que vai precisar, pode ser um bom teste.

Posto isto, comprar provavelmente compensa se:
  • já sabe à priori que vai ser necessário para muitos eventos
  • sabe funcionar com o equipamento (ou há alguém na equipa que se possa responsabilizar)
  • quer garantir que o equipamento está disponível a qualquer momento, sem precisar de reservar.


Comentários

Mensagens populares