Segredos da Montagem de Mobiliário IKEA


Não há dúvida que a famosa loja sueca IKEA vende todo o tipo de móveis e acessórios para a casa. Não importa se estamos à procura de uma tábua de cozinha, de um lava-loiças ou de uma cama: o IKEA tem, e a maioria das vezes o preço é bem competitivo. No entanto, é verdade que nem sempre são fáceis de montar, especialmente se vamos para móveis mais complexos como as camas, os roupeiros e até mesmo as cómodas. Por isso, hoje desvendo os segredos da montagem do mobiliário IKEA, segundo um profissional. 



Em primeiro lugar, não é segredo para ninguém que eu não gosto de montar o mobiliário do IKEA. Não tenho paciência para tantos parafusos, especialmente porque acho que as gavetas, por exemplo, já podiam vir montadas. Assim sendo, segui os conselhos da Daya e contratei um serviço de montagem de mobiliário do IKEA para montar as duas mesas de cabeceiras novas, a cama, e para pendurar a cortina no tecto. E se até um profissional demorou quase a tarde toda para montar tudo, imaginem se tivesse sido eu!    


Ora bem, quando o profissional chegou a minha casa, comecei a ver que já nem sequer precisava de olhar para as instruções das mesas de cabeceira. A princípio pensei, ‘okay, se calhar várias pessoas andam a comprar o mesmo modelo que eu’, apesar de não serem mesas de cabeceiras MALM. Mas depois percebi que se calhar essa não era a única justificação. Conversa puxa conversa, percebi que o senhor trabalha na IKEA full time e está habituado a fazer a montagem de mobiliário IKEA na loja.


Assim sendo, não podia deixar de comentar convosco os “segredos” para a montagem de mobiliário IKEA!


Truques para fazer a Montagem de Mobiliário do IKEA 

Além de trabalhar no IKEA, este senhor faz a montagem de mobiliário do IKEA nas folgas e fins de semana para ganhar algum dinheiro extra. Por isso, conhecia perfeitamente todos os produtos que lhe pedi para montar (mesas de cabeceira e cama HEMNES) e os suportes de cortinas e corrediças VIDGA. Por isso, deixo aqui os 5 segredos de montagem de mobiliário do IKEA que percebi ao conversar com ele:



  1. As ferramentas do IKEA não chegam

Se já compraram móveis no IKEA, sabem que costumam vir com aquelas chavinhas horríveis e só servem para cansarem o pulso. Pois bem, às vezes não é o suficiente! Há muitos móveis que não consegue montar bem com essas chavinhas, nem apertar o suficiente para ficarem 100% seguros. Portanto, o segredo é ter sempre as ferramentas certas para fazer a montagem de mobiliário. 


  1. Nenhuma peça vem a mais

Outro segredo para a montagem de mobiliário IKEA é que raramente vêm peças a mais. Pelo contrário, às vezes vêm a menos! Pode encontrar as peças que lhe faltam na zona de ‘segundas oportunidades’ no IKEA ou através do apoio ao cliente na loja. Por isso, se chegou ao fim da montagem e sobrou alguma pecinha… volte atrás. Todas as peças são absolutamente necessárias para o móvel ficar bem montado. 


  1. Tenha sempre parafusos e buchas disponíveis

Um dos truques que o profissional partilhou comigo quando montou as cortinas é que tem sempre parafusos e buchas no kit que anda com ele no carro. Fixar o móvel à parede, assim como o IKEA recomenda, é a melhor forma de garantir que fica seguro. Especialmente se houver crianças! Contudo, é preciso saber escolher as buchas e os parafusos certos para não comecem a ‘descair’ ou a sair da parede. 


  1. Para móveis grandes, são mesmo precisas duas pessoas

Parece que é mesmo verdade! Para montar os móveis grandes, como os roupeiros e os móveis de cozinha, são mesmo precisas duas pessoas. Na loja montam sempre os móveis dois a dois e, quando a IKEA usava a Taskrabbit para quem contratava a montagem de mobiliário, era preciso “reservar dois taskers”. O mesmo não acontece com a montagem de estrados IKEA e camas, felizmente.


  1. Há muitos tutoriais na internet

É sempre melhor ver como montar um móvel do que ver só o guia do IKEA, com os famosos bonequinhos. Segundo este profissional, há muitos vídeos online onde se pode ver como montar os móveis e visualizar os passos antes de começar a montar. É só escrever “how to + nome do móvel que quer montar” e quase de certeza que consegue encontrar o que procura. 



Espero que este texto vos tenha ajudado se decidirem comprar o vosso mobiliário no IKEA e montar sozinhas! Caso decidam que afinal não vos apetece montar uma cama do IKEA, já deixei acima o link para contratarem o serviço de montagem de mobiliário. Na minha experiência, compensa! Nada paga o tempo e as preocupações que poupei.

Comentários

Mensagens populares