Como Lidar com o Stress: Estratégias Psicológicas Eficazes


Infelizmente, Portugal é o terceiro país da Europa que mais sofre de stress. Quase todos nós já tivemos algum período de maior stress na nossa vida. Ou, pelo menos, conhecemos alguém que já sofreu com problemas de stress, ansiedade e depressão. Por isso, é muito importante conhecer estratégias psicológicas eficazes para lidar com o stress e agir aos primeiros sinais. 


Reconhecer os sinais de stress


A primeira estratégia para lidar com o stress é a prevenção. Aos primeiros sinais de stress ou de burnout (fadiga excessiva relacionada com o seu trabalho), deve procurar ajuda. Pode encontrar aqui serviços de psicologia no Porto e psicologia em Lisboa. Entre os primeiros sinais de stress estão a irritabilidade aumentada, dificuldades de concentração, insónia e tensão muscular.


(Sofre de insónias? Deixo aqui um artigo muito interessante sobre a ansiedade nocturna, as suas causas, sinais e potenciais tratamentos.)


Separe o seu tempo pessoal do trabalho


Outra estratégia eficaz para lidar com o stress é organizar bem o seu tempo. É muito importante separar o seu tempo pessoal do tempo que dedica ao seu trabalho. Só assim é que pode respeitar o direito ao descanso e evitar entrar em burnout. Para ajudar, tenha um número de telefone e um email exclusivos para o seu trabalho, em vez de usar os seus contacto pessoais.  



Cuide do seu corpo 


Uma dica para lidar com o stress é cuidar do seu corpo. Muitas vezes, a ansiedade manifesta-se com sintomas físicos, como prisão de ventre, diarreia, dores musculares e dores de cabeça. Por isso, tente cuidar do seu corpo. Mantenha uma alimentação saudável, sem alimentos ultraprocessos e doces em excesso, e faça exercício físico. Ambos promovem a saúde mental! 



Pratique técnicas de relaxamento 


Outra estratégia eficaz para lidar com o stress é praticar técnicas de meditação e relaxamento. Há psicólogos que se especializou em ‘mindfulness’, que ajuda a acalmar a mente, a organizar os pensamentos e, em consequência, a reduzir a ansiedade. No entanto, também pode tentar o yoga, música relaxante ou técnicas de respiração.


Aprenda a descontrair os músculos


Uma técnica muito eficaz para lidar com as crises de stress é aprender a descontrair os músculos. Comece por inspirar e manter o músculo tenso durante quatro a dez segundos. A seguir, expire e relaxe o músculo de uma vez. Depois, descanse e repita o exercício. É normal sentir-se sonolento no fim dos exercícios, mas é óptimo para relaxar em qualquer altura, mesmo no meio do trabalho.


Tenha um ‘happy place’ mental


Outra técnica que os psicólogos recomendam para lidar com o stress é fechar os olhos e concentrar-se numa imagem mental que o tranquilize. Pode ser uma memória ou um lugar inventado, desde que consiga visualizar as cores, sentir o cheiro e ouvir os ruídos, ir para esse ‘happy place’ pode ajudar a acalmar nas alturas mais difíceis.


Agradecer pelas coisas que o deixam feliz


Sempre que estiver a ter um dia particularmente stressante, faça este exercício: olhe à sua volta e foque-se em 3 coisas diferentes. Isso vai desviar o seu interesse e a sua atenção! No caso de não funcionar, tente pensar em 5 coisas que o deixam feliz. Em primeiro lugar, vai-se distrair. Em segundo lugar, muitas pessoas acreditam que praticar essa ‘gratidão’ os ajuda mentalmente a relativizar os problemas. 


Faça exercícios de respiração


Por último, os exercícios de respiração. Os psicólogos que se especializam em terapia cognitivo-comportamental ensinam várias técnicas de respiração que pode usar para se acalmar, durante um ataque de pânico, como para relaxar antes de dormir. A respiração com barriga é uma das mais conhecidas – ponha a sua mão na barriga e tente empurrá-la conforme respire.


Contudo, relembro que cada pessoa é única e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Portanto, é importante experimentar diferentes estratégias para lidar com o stress e descobrir as que se adaptam melhor ao seu dia. Procurar ajuda psicológica pode ser uma grande ajuda neste caminho, e com certeza que sentirá um alívio enorme.


Comentários

Mensagens populares