Explicações Online: O Futuro da Educação Personalizada


Durante a pandemia Covid-19, a escola passou a ser online. Isso demonstra que há outras formas de pensar na educação. É certo que em Portugal a experiência durante a pandemia não foi boa, e essa é apontada como a causa para a má prestação dos alunos portugueses nos exames PISA. No entanto, houve países em que a experiência correu bem: na China, no Japão, em Singapura e na Estónia. Por isso, as explicações online podem funcionar.



Como funcionam as explicações online?


As explicações online usam toda a tecnologia que que está à nossa disposição, nomeadamente videochamadas, salas de aula virtuais, recursos interactivos, softwares como o Geogebra, Moodle, e por aí em diante. O objectivo é que o tutor e o aluno possam estar tão próximos como possível e consigam comunicar. Especialmente em disciplinas como Matemática, é importante conseguir resolver o exercício passo a passo!  


Quanto aos custos das explicações online, até podem ser ligeiramente inferiores. Clique aqui para ver quanto custa um explicador de Português e compare o preço das explicações presenciais com o preço das sessões online, que pode reservar imediatamente. A diferença de preço justifica-se porque o explicador também tem custos mais baixos (poupa nas rendas, combustível, etc).


Motivos para Contratar um Explicador



Ensino personalizado


Um dos principais motivos para contratar um explicador é a capacidade de ter um ensino personalizado, ajustado às necessidades específicas de cada aluno. Os explicadores podem adaptar o conteúdo e o ritmo das explicações de acordo com o nível de compreensão e o estilo de aprendizagem de cada estudante, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais eficaz e gratificante.


Flexibilidade de horário


Outro motivo para optar pelas explicações online é a flexibilidade de horário. Os alunos podem agendar sessões de explicações em horários convenientes, os pais não têm de se preocupar em ir levar e buscar às explicações, e é mais fácil conciliar as explicações com outras actividades extracurriculares, como aulas de desporto, dança, escuteiros e tudo o resto. 



Acesso a tutores especializados


Contratar um explicador online permite aos alunos ter acesso a professores ou tutores especializados em determinados temas. Ou seja, se o seu filho tem um interesse particular por robótica, pode encontrar um professor que expanda os conhecimentos para lá do currículo escolar padrão.  Por outro lado, se quer aprender uma língua que não está disponível na escola, também só tem de procurar um tutor online! 


Ambiente de Aprendizagem Confortável


Outra vantagem das explicações online é que permitem que os alunos aprendam no conforto do seu próprio ambiente, seja em casa, na biblioteca ou em qualquer outro local com acesso à Internet. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o stress associados ao ambiente tradicional de sala de aula, proporcionando um ambiente mais relaxado e propício ao aprendizado.


Apoio individualizado 


Como é óbvio, um dos principais motivos para procurar explicações online é conseguir apoio individualizado. Os explicadores online podem oferecer um acompanhamento mais individualizado aos alunos, identificar áreas de dificuldade e explicar matéria que foi ficando para trás. Isso pode ajudar os alunos a recuperar as notas, ganhar confiança em si mesmos e a alcançar resultados mais promissores. 


Suprimir os problemas da escola pública


É sabido que, neste momento, há falta de professores na escola pública e alunos sem aulas. Se é o caso do seu filho, procurar um explicador online é a forma de não deixarem de aprender nem de praticar as diferentes matérias. A título de exemplo, deixo aqui o link para encontrarem explicadores de Português em Braga e ajudarem os vossos filhos a preparar-se para os exames.


À medida que avançamos para o futuro da educação, as explicações online tornam-se cada vez mais comuns. Seja para compensar a falta de professores, aprofundar temas mais a fundo, ajudar com matérias que ficaram para trás, ou simplesmente poupar tempo em deslocações, há cada vez mais Portugueses à procura de explicadores. 


Se já está decidido a procurar um explicador para os seus filhos, deixo aqui algumas dicas para escolher um explicador.

Comentários

Mensagens populares