Dúvidas de nutricionismo: o pão engorda?


Esta é uma das principais dúvidas de quem faz dieta: afinal, o pão engorda? A resposta que o nutricionismo nos dá é inequívoca: o pão é uma das bases da alimentação mediterrânica, assim como o azeite e o vinho. É a nossa principal fonte de hidratos de carbono, de fibra e vitaminas B: apenas devemos prestar atenção ao pão que comemos!


Porque é que o pão “engorda”?
Tradicionalmente, o pão deveria ser feito apenas com 3 ingredientes: farinha, água e fermento (leveduras). Segundo o nutricionismo, não é um veneno! Ocasionalmente, podemos adicionar sal (embora isto não seja recomendável, especialmente para quem sofre de hipertensão) e sementes (de girassol, sésamo, chia, etc, como fonte extra de fibra). Destes ingredientes, o único que é um hidrato de carbono e que “engorda” é a farinha, que são hidratos de carbono quase puros. 

consultar de nutricionismo - Fixando

Infelizmente, muito do pão que comemos hoje em dia tem outros ingredientes: conservantes, emulsionantes, gorduras e excesso de sal. Procure sempre consumir pão caseiro, especialmente se tiver uma máquina de fazer pão, ou pão fabricado em padarias tradicionais: não o pão congelado que vemos em muitos supermercados e que tem conservantes.


Quanto pão é que posso comer por dia?
Boa pergunta! E essa é uma pergunta que deve fazer nas consultas de nutrição. Ninguém deve comer menos do 1200 kcal por dia, e a maioria dos adultos deve comer pelo menos 1800. Uma percentagem dessas calorias (a determinar pelo nutricionista), devem ser hidratos de carbono. O pão tem, em média, 250-280 por cada 100 gramas, por isso é uma questão de fazer as contas.


No caso de o nutricionista aconselhar a reduzir a quantidade de pão que come por dia, é uma boa ideia começar a preferir o pão integral. Não é que o integral tenha menos calorias do que o pão branco - por vezes até tem mais. Mas, ao ser integral, demora mais a ser digerido e não sente a necessidade de voltar a comer tão depressa. De certeza que nas consultas de nutrição lhe explicarão tudo isto!


Se está à procura de serviços de nutricionismo, sugerimos que comece por procurar nutricionistas online na sua área de residência. A Fixando é uma boa forma de o fazer, já que contam com dezenas de especialistas em nutricionismo em Lisboa e no Porto. Conte-nos nos comentários qual é o seu pão preferido e quantas gramas como por dia!

Comentários

Mensagens populares