Como escolher o aquecedor eléctrico para o seu apartamento



Apesar das temperaturas continuarem altas, não nos podemos esquecer que o Outono já chegou e avança a passos largos. Mas enquanto o frio não toma o seu lugar, é a altura ideal para preparar a vossa casa. Para isso, uma das coisas mais importantes é aprender a perceber que aquecedores oferecem a melhor relação qualidade/preço.


Aquecedor eléctrico com resistência incandescente 


Os aquecedores eléctricos com resistência incandescente são os mais baratos do mercado. Mas isso, claro, não é sinónimo de qualidade: este tipo de aquecedores não é apropriado para espaços grandes. Para sentir calor tem que estar muito próximo do aquecedor e, a partir do momento em que o desliga, voltará a sentir frio. Compre apenas para espaços pequenos e em que não está muito tempo.


É importante ter em atenção que o aquecedor vai irradiar tanto calor quanto maior for a resistência. Por isso tenha em atenção a resistência do aquecedor e, consoante isso, o aquecedor pode irradiar calor para áreas entre 6 e 20 m2. Geralmente, a área coberta aparece na ficha técnica do produto, por isso fique atento!



Termoventiladores


Os termoventiladores são outro tipo de aquecedores eléctricos muito comuns. A grande diferença é que, além da resistência aquecer, há também um ventilador que ajuda a dissipar o calor por uma área maior. Isto significa que, geralmente, consegue aquecer espaços maiores. Digo geralmente porque, tal como nos restantes aquecedores, tudo depende da potência. Outra coisa a ter em consideração é que o calor sobe: por isso, não se deixe enganar pelos ventiladores verticais! Verdadeiramente, não compensam.



É difícil que um termoventilador aqueça um compartimento espaçoso. Portanto, são indicados para os quartos, por exemplo, ou para salas que não sejam muito grandes. Outra desvantagem é o barulho: como todos os ventiladores, estes aquecedores também fazem um ruído característico. 



Todos os aquecedores eléctricos têm um consumo energético considerável. Ainda assim, são a solução mais barata para aquecer rapidamente compartimentos pequenos, como as casas de banho, um escritório ou um quarto pequeno. 


Comentários

Mensagens populares