Como podar as árvores de forma correcta



Mais um ano, mais uma notificação das Finanças a relembrar a limpeza dos terrenos próximos de localidades. Tal como no ano passado, há uma série de obrigações a cumprir e várias recomendações. Uma delas é não ter as copas das árvores demasiado próximas, de forma a dificultar a propagação dos incêndios. Para isso, precisamos de fazer como podar as árvores e cortar os galhos maiores.




A poda das árvores e dos arbustos também contribui para que cresçam de forma saudável durante a Primavera, especialmente nas árvores de folha caduca (isto é, as árvores que ficaram “despidas” durante o Inverno e que na Primavera se voltam a encher de folhas e flores). O truque é saber como e quando podar as árvores.


Os primeiros galhos a podar são os que se encontram doentes. Quando um galho se encontra doente, é uma questão de tempo até se alastrar para o resto da árvore. Por isso, cortar o galho é como “estancar” o sangue de uma ferida. Fique atento a galhos com cavidades, fungos, copa morta ou cor anormal. 


A seguir na lista de prioridades são os galhos pendentes ou tortos. Se tem árvores de fruto no seu quintal, estes são aqueles que não vão aguentar peso. Por isso, não vai conseguir colher frutos destes galhos. Mais: vão tapar a luz a galhos que podem ser mais produtivos, aumentanto o prejuízo. Atenção - estamos a falar dos galhos pendentes ou tortos, não de todos os galhos jovens!


Outra coisa que deve ponderar é a altura da poda. Enquanto as árvores de fruto devem ser podadas na Primavera, outras devem ser podadas logo após da queda das folhas no Outono. Para quem está preocupado com a limpeza dos terrenos e da floresta, não se esqueça de cortar aos ramos de árvores até 4 metros acima do solo e mantenha as copas a pelos menos 4 metros umas das outras (10 metros no caso de pinheiros e eucaliptos).

Comentários

Mensagens populares