Dicas Para Reduzir o Stress no Dia a Dia


Em 2020, já todos sabemos que o stress provoca danos sérios na nossa saúde. O stress inibe a nossa resposta imunitária e faz com que fiquemos doentes com mais frequência. Por isso, se está a dar conta de alguns sintomas do stress, tal como palpitações e tonturas, comece já contra-atacar antes que o stress comece a dominar a sua vida.


Eliminar alimentos “energéticos”

Café, açúcar e chá verde ou chá preto são alimentos estimulantes, que provocam batimentos cardíacos mais rápidos e uma respiração mais superficial. Por outras palavras, é como se nos preparassem para fazermos exercício físico. Se, pelo contrário, está a ingerir estes alimentos para ficar sedentária num escritório, o mais provável é fazerem-na sentir ansiosa e… stressada.

Fazer exercício

O exercício físico liberta endorfina, uma hormona que reduz o stress e sensações de dor ou depressão. Ao mesmo tempo, fazer exercício reduz os níveis das hormonas do stress no corpo, como a adrenalina e o cortisol.

Encontrar um hobbie

Muitas vezes, o stress é provocado por uma situação ou evento muito concreto. Sabemos o que está a provocar as sensações de desconforto e ansiedade. Nestes casos, encontrar um hobbie que distrai do evento negativo e que traz sensações de conforto é uma excelente forma que se distanciar do evento que lhe está a provocar as sensações negativas.

Encontrar um “difusor” de tensão

Por vezes, há momentos específicos em que nos sentimos a ficar stressados. De repente, depois de um evento específico ou não, sente que está a entrar “em parafuso” e que o seu dia vai acabar como muitos outros: impaciente, nervosa, sem apetite ou com apetite a mais, ou como muitas vezes se diz “à beira de um ataque de nervos”. Quando identifica esta sensação, é importante que não deixe que tome conta de si e decida o dia que vai ter.

Para tal, tem de encontrar algo que a ajude a dispersar esta tensão negativa. O que tem poder o suficiente na sua vida para lhe trazer pensamos de tranquilidade e um sorriso à cara? Falar com os seus filhos? Com o seu companheiro? A melhor amiga? Ir para um sítio escuro, silencioso? Se não tem algo deste género, encontre-o e não se deixe levar pelos pensamentos negativos. Às vezes, são coisas tão simples como um jogo de telemóvel!

Comentários

Mensagens populares