Desenho técnico: o que é?





Talvez já tenha ouvido uma ou outra vez a expressão “desenho técnico”. Mas o que é o desenho técnico? Como é que o desenho técnico é diferente do desenho artístico? E para que serve?


O desenho técnico é o nome que damos às representações gráficas utilizadas em arquitectura, engenharia e design. Estas representações apresentam as características do projecto, incluindo cortes, vistas e escalas. Estes não são desenhos artísticos, ou ‘desenhos de mão livre’, mas sim desenhos que obedecem a especificidades técnicas, como escalas ou caligrafia técnica. Se quer construir uma casa, por exemplo, precisa de procurar um projectista que seja capaz de apresentar um desenho técnico.


O desenho técnico pode até ser considerado uma linguagem, pois é uma espécie de ‘código’ com ortografia e caligrafia próprias. Em Portugal, a normalização destas regras é feita Instituto da Qualidade do Ministério da Indústria e Energia, geralmente obedecendo normas internacionais ISO ou, na sua ausência, normas DIN (normas alemãs).


É utilizado por arquitectos, engenheiros e designers em arquitectura, construção de edifícios, indústrias mecânicas, planificação de infraestruturas (inclui instalações eléctricas e sanitárias), etc. Estes desenhos técnicos precisam de passar toda a informação necessária para quem vai executar o projecto (por exemplo, o construtor ou electricista). Como segue um código estabelecido e regulado, não é possível ter várias interpretações de acordo com o observador.


Muitos profissionais que precisam de fazer desenhos técnicos no seu dia-a-dia usam ferramentas e software próprio, como o AutoCAD. O AutoCAD é um dos software de desenho técnico mais utilizado em todo o mundo, já que permite modelar objectos tanto em 2D como em 3D e alterar as posições para fazer vários testes e melhorias ao projecto, além de auxiliar nos cálculos estruturais. Se está à procura de profissionais com experiência em AutoCAD, procure preços para outros serviços aqui.

Comentários

Mensagens populares