O que é um espectáculo de stand-up comedy?



Se calhar, para si ‘stand-up comedy’ é daquelas palavras como ‘freelancer’, que começaram a aparecer em todo o lado mas que não sabe bem o que significam. Aliás, ‘stand-up’ pode não fazer sentido nenhum mesmo que saiba inglês, por significa literalmente ‘levantar’. Mas o nome stand-up comedy não se resume a uma tradução literal, e começa a estar bem estabelecido em Portugal (e em Português), portanto é importante perceber o que é o stand-up comedy.


Em primeiro lugar, vamos explicar a origem do nome. Neste tipo de espectáculos, o comediante está em pé, com ao microfone, em frente a toda a plateia. Apesar de alguns comediantes usarem também a comédia física e alguns adereços, é um espectáculo feito por uma só pessoa em cima do palco, semelhante a um monólogo. Os stand-up comics apresentam-se com o seu próprio nome, e não como uma personagem, e tendem a partir das suas próprias experiência. Embora, como quase sempre na comédia, possa ser uma versão exagerada ou um alter-ego.


Este tipo de comédia é comum no Estados Unidos, onde há uma espécie de “circuito” em que os comediantes podem actuar e dar-se a conhecer. Há ainda “open mics” (literalmente, “microfone aberto”), onde novos talentos se podem apresentar.


Em Portugal, há quem aponte que o primeiro espectáculo deste género foi o programa “Levanta-te e Ri”, que estreou em 2003. Agora, muitos especiais de stand-up comedy chegam através de plataformas como a Netflix. Apesar de não ainda haver tradição neste tipo de espectáculos, há cada vez mais bares com eventos de stand-up comedy. E também há cada vez mais comediantes a fazer digressões com este tipo de humor, incluindo Luís Franco Bastos, Rui Unas, António Raminhos, Francisco Menezes, Nilton, Bruno Nogueira, Jel, Pedro Soares e a Pipoca Mais Doce.


Se gostava de surpreender um aniversariante com um show de stand-up comedy, ter um espectáculo de stand-up comedy no seu casamento ou usar a comédia para quebrar o gelo de um evento empresarial, de certeza que já vai encontrar imensas opções de stand-up comedy em Portugal.

Comentários

Mensagens populares