Como trocar uma botija de gás com segurança

Acabou o gás… e agora? Trocar a botija de gás não é a tarefa mais fácil de sempre, mas também não precisa de ser um pesadelo. Siga este passo a passo para trocar uma botija de gás com segurança:





1. Desligue o gás e o fogão. Comece por desligar todas as bocas do fogão e o redutor. Depois, certifique-se que o espaço está bem ventilado e abre as janelas. Lembre-se que não deve haver qualquer tipo de fogo (velas, fósforos, isqueiros ou cigarros acesos) nem materiais inflamáveis por perto!


2. Retire a botija antiga. Com o gás fechado, retire o redutor e mangueira da botija antiga. Depois, encaixe o redutor botija cheia. Tenha sempre o cuidado de encaixar o redutor na posição vertical.


3. Termine de trocar a botija. Agora, gire a borboleta para a direita até fixar bem. Continue a manter a botija na vertical e evita incliná-la. Antes de voltar a ligar o gás, aplica espuma de sabão na junção do redutor com a válvula – se houver bolhas, é porque não está estanque.


Como vê, trocar a botija de gás não é difícil. Basta desligar o gás, segurar a botija e o redutor na botija na vertical. Mas há um detalhe que precisa de ter em consideração: a sua mangueira ainda está em bom estado?

Infelizmente, as mangueiras de gás fora do prazo são uma das causas mais comuns de acidentes domésticos com o gás de botija. Além disso, deve fazer um esforço para manter a mangueira segura. Pela sua segurança, siga estas dicas:

  • A mangueira de gás deve estar marcada com tinta amarela (tal como todos os tubos de gás);
  • A mangueira deve ter um comprimento mínimo de 40 cm e não deve ficar dobrada;
  • A maioria das mangueiras de gás são de PVC, por isso não a passe por trás do fogão;

Confirme sempre o prazo de validade da mangueira e crie um lembrete no seu telemóvel ou computador para não se esquecer se a substituir na altura certa.
 
Quando precisar de trocar a sua mangueira de gás, não tente fazê-lo sozinho. Procure um canalizador ou um técnico de gás certificado.


Comentários

Mensagens populares