Como lavar roupa de lã



Agora que o Outono chegou em força e que o frio começa a chegar, é altura de tirar as lãs do armário. Contudo, a lã é um tecido sensível, que pode pingar na máquina ou deitar cor. Por isso, aprenda como lavar as suas lãs passo a passo.

Lavar do avesso e em água fria

Lave sempre as camisolas de lã do avesso. Depois, para a lã não encolher, o mais importante é lavar em água fria. Se usar a máquina, escolha o programa mais frio (menos de 30ºC). Se estiver a lavar no tanque ou no lavatório, use a torneira de água fria.

Use detergente próprio e amaciador

Use um detergente próprio para lãs. Também pode utilizar um detergente em pó, como o Omo, se estiver a lavar à mão. Finalmente, ao se esqueça de aplicar o amaciador para ter a certeza que a lã não fica áspera. Evite os detergente multiusos e o sabão.

Não esfregue nem centrifugue

Além da temperatura, a centrifugação também pode fazer com que as lãs minguem. Se estiver a utilizar a máquina, veja as definições do programa e escolha o mínimo de centrifugações possível. Se estiver a lavar a mão, evite esfregar as lãs e torcê-las.

Seque as malhas deitadas

As lãs ficam com a marca dos cabides e das molas da roupa. Além disso, se torcer as malhas para tentar secá-las, vai desfigurá-las. A melhor maneira de secar as lãs, mesmo as lãs mais sensíveis de mohair e caxemira, é enrolá-las numa toalha de rosto várias vezes, para que a toalha absorva a humidade, e deixá-las secar deitadas.
 
Precisa de ajuda a cuidar da sua roupa de Inverno? Então, não se esqueça que pode contar com a Fixando para encontrar empregadas domésticas no Porto e empregadas domésticas em Lisboa. Verifique sempre as avaliações de clientes anteriores para ter a certeza que está a contratar alguém de confiança!

Comentários

Mensagens populares