Ansiedade e sensação de que tudo pode correr mal: porque?



Sente-se sempre ansioso? Acha que tudo vai correr mal? Se está sempre a imaginar o futuro de forma negativa, está a utilizar o medo como emoção base.


Em primeiro lugar, devemos clarificar que o medo e ansiedade são emoções diferentes. No entanto, a ansiedade constante acaba pode se tornar num estado persistente de preocupação e medo por algo que a nossa mente interpreta como um “perigo” ou uma “ameaça”.


Por esse motivo, ambas as emoções têm as mesmas consequências para o nosso corpo. Coração acelerado, respiração irregular ou ofegante, tremores nas pernas, formigueiros, visão turva e uma série de outros sintomas que podem variar de pessoa para pessoa.


Muitas vezes, esse medo advém de crenças limitadores como “não consigo”, “eu não mereço isto”, “nada me sai bem” ou “vão rir-se de mim”. Essa percepção negativa de nós próprios e o medo de falhar sabotam-nos e transformam-se numa bola de neve.


Se esse é o seu caso, é importante perceber a origem desses pensamentos. Porque tem essa preocupação excessiva? Porque está a sofrer por antecipação?


É aí que entra a terapia. Com a ajuda de um psicólogo no Porto ou de um psicólogo em Lisboa, pode explorar a sua ansiedade e como domá-la. Caso contrário, vai continuar a entrar numa “espiral” de ansiedade, com níveis altos de cortisol que deixam o seu corpo sempre “sobre alerta” e à beira de um ataque de pânico.


Atenção: é normal ter medo e ter receio de determinadas situações. Faz parte da natureza humana! Mas, se esse medo o está a impedir de viver uma vida normal, então é um problema. E, como todos os problemas, tem solução. Não seja o pior inimigo de si próprio!


Comentários

Mensagens populares