Como prevenir a condensação e a humidade nas janelas


Infelizmente, a condensação e a humidade nas janelas são problemas comuns nas casas Portuguesas, sobretudo no literal onde a humidade relativa no ar costuma ser alto. Aqui estão algumas dicas para prevenir esses problemas:


  • Faça uma ventilação adequada

A casa precisa de arejar todos os dias, mesmo quando está frio! Abra as janelas regularmente para permitir a circulação de ar fresco, o que por sua vez ajuda a reduzir a humidade em casa e evita a condensação nas janelas.


  • Utilize exaustores e extractores

Em áreas onde a humidade é mais intensa, como cozinhas e casas de banho, use sempre o exaustor ou instale um extractor mecânico para remover o excesso de humidade do ar. Veja mais dicas para reduzir a humidade em casa.


  • Melhore o isolamento térmico

Outro truque para prevenir a condensação e a humidade nas janelas é melhorar o isolamento térmico. Quanto menos correntes de ar frio houver perto das janelas, menor será a diferença de temperatura no vidro.


  • Ponha cortinas e persianas

Aqui fica uma sugestão um pouco mais económica. Durante a noite, feche as cortinas ou persianas para criar uma barreira adicional contra o frio e a humidade para prevenir a condensação nas janelas.


  • Aqueça bem a casa

Mantenha uma temperatura estável e agradável dentro de casa. O aquecimento adequado ajuda a manter a temperatura das superfícies das janelas acima do ponto de orvalho, reduzindo a condensação.


  • Use um desumidificador

Em zonas particularmente húmidas, deve utilizar um desumidificador nos dias com mais humidade relativa no ar. O ideal é manter a casa com uma humidade entre os 40 e os 60%.


  • Não seque roupas em áreas fechadas

Evite secar roupas dentro de casa, especialmente em áreas sem ventilação adequada. Isso contribui para o aumento da humidade do ar e pode levar à condensação nas janelas. Se não tiver opção, entre use um desumidificador.


Seguindo essas dicas, é possível prevenir a condensação e a humidade nas janelas. É importante manter um ambiente equilibrado em termos de temperatura e humidade para garantir o conforto e evitar problemas relacionados à humidade, como o aparecimento de mofo ou danos às estruturas. 


Se infelizmente já tem muito bolor e condensação à volta das suas janelas, entre aqui especialistas em limpeza de humidade e remoção de bolor. Se acha que como é algo que pode fazer sozinha e não compensa o investimento, veja primeiro os preços de empresas de limpeza doméstica.


Comentários

Mensagens populares