Como resolver instantaneamente fugas de gás?
As fugas de gás são situações de elevado risco que requerem uma acção imediata e adequada. Ignorar ou tentar resolver o problema de forma incorrecta pode levar a consequências graves, como incêndios, explosões ou intoxicações. Este artigo oferece orientações práticas sobre como actuar de forma eficaz, mas nunca deve comprometer a sua segurança. Em caso de necessidade, chame o 112.
Sabe identificar uma fuga de gás?
O primeiro passo para agir rapidamente é identificar uma fuga de gás. O gás utilizado em casa contém aditivos com odores intensos, por isso o primeiro sinal costuma ser um odor a gás. Além disso, também pode notar um som de assobio e alteração na cor da chama (que passa de azul e laranja). Quando as pessoas começam a sentir sinais, como tonturas, náuseas ou sonolência, é preciso agir rapidamente.
Já agora, aprenda também a identificar uma fuga de água.
Como resolver uma fuga de gás instantaneamente?
Quando se detecta uma fuga de gás, cada segundo conta. A primeira coisa a fazer é fechar a fonte de gás – por exemplo, se a fuga vem de uma boca do fogão mal fechada, é preciso fechar bem o botão. No caso de ter gás canalizado, tem de procurar a válvula de gás para a desligar ou desligar o gás no contador. Não acenda nenhuma boca do fogão, um isqueiro, aparelhos electrónicos, interruptores nem nada que possa provocar uma chama.
A seguir, é preciso colocar toda a gente em segurança. Abra as janelas para ventilar o espaço e ajudar o gás a sair do ambiente. No entanto, enquanto o gás não se dispersa, é melhor evacuar o local. Tente que toda a gente saia de forma calma e organizada, sem entrar em pânico. Se for necessário, use um pano com água para cobrir a boca. Deixe as coisas para trás, porque a segurança é a prioridade.
O que fazer se não detectar a fonte da fuga de gás?
Se o problema era uma boca de gás mal fechada, o assunto está resolvido. Mas o que acontece se não conseguir detectar a fonte da foga? Nesse caso, pode haver um problema na canalização. Telefone para a linha de emergência REN Portgás Distribuição, o 800 215 215. A linha está disponível todos os dias, 24 horas por dia, para ajudar em caso de haver uma fuga de gás ou uma emergência.
Como evitar fugas de gás no futuro?
Talvez não saiba, mas é obrigatório fazer uma inspecção à rede de gás a cada 5 anos. Durante estas inspecções o técnico aprovado pela DGEG avalia a segurança da canalização, da rede e a sinalização das válvulas de gás. Embora tenha um custo, não menospreze a importância destas inspecções para evitar fugas de gás no futuro.
O que nunca deve fazer durante uma fuga de gás ❌
Em situações de emergência, o que não fazer é tão importante quanto o que fazer. Evite os seguintes erros comuns:
Não ignorar a situação. Mesmo uma fuga aparentemente pequena pode evoluir para uma emergência séria. Não adie a resolução do problema.
Nunca utilize fontes de ignição, Os aparelhos eléctricos, fósforos, isqueiros ou até o simples ligar e desligar de interruptores podem gerar faíscas e causar uma explosão.
Não faça reparações improvisadas. As soluções temporárias ou improvisadas podem comprometer a segurança e aumentar o risco de novos problemas. Deixe o trabalho técnico para profissionais. Encontre aqui serviços de reparação de fugas de gás em Lisboa e reparação de fugas no Porto.
Resolver uma fuga de gás exige rapidez, calma e determinação. Se conseguir fechar a válvula de gás e arejar o ambiente, em princípio está seguro temporariamente. Depois, pode chamar um profissional para fazer a reparação da fuga de gás. Prefira os profissionais certificados pela DGEG, já que vai precisar de fazer uma nova inspecção depois de fazer alterações à rede de gás.
No caso de não conseguir detectar a origem da fuga de gás, ligue para a linha de emergência 800 215 215. A linha de emergência funciona todos os dias e tem profissionais especializados a lidar com este tipo de problemas de forma segura.
Comentários