Por que investir num deck de madeira para o seu espaço externo


Os decks de madeira são uma das grandes tendências para espaços exteriores. E não há dúvida que a madeira dá um aspecto natural, aconchegante e até romântico à sua varanda ou jardim. Mas sabe que não é só uma questão de estética? Hoje, recapitulamos todos os motivos pelos quais deve investir em decks de madeira para o seu espaço exterior.


Qual é a diferença entre os decks de madeira e os decks de compósito?


Em primeiro lugar, precisamos de distinguir os decks de madeira natural e os decks de compósito. Os decks de madeira natural são fabricados em madeiras naturais bastante densas, mas estão sujeitos ao desgaste natural quando expostos ao Sol e à chuva. A boa notícia é que, sendo madeira natural, pode lixar e voltar a envernizar para restaurar o brilho natural. 


Por outro lado, os decks em compósito são fabricados em aglomerados, geralmente em PVC, com uma camada superior a imitar a madeira. Em relação aos decks em madeira natural, apresentam mais resistência às intempéries e são mais apropriados para colocar à volta da piscina. Mas, quando se estragam, não à volta a dar: precisam de ser substituídos de vez. 


Em relação ao aspecto ambiental, os decks em compósito vão em ligeira vantagem porque, normalmente, são feitos com matéria reciclada. Se prefere os decks em madeira natural, certifique-se que a madeira provém de florestas sustentáveis. Felizmente, há muitas opções no mercado certificadas pela FSC que são uma escolha ecológica e amiga do ambiente.



Quais são as principais vantagens dos decks de madeira:


Apesar das ligeiras diferenças entre os decks de madeira natural e decks de compósito, os decks de madeira têm muitas vantagens, incluindo a sua durabilidade. Eis os principais motivos por que investir num deck de madeira para um expaço exterior, seja um jardim, terraço, varando ou à volta da piscina! 


  • Adaptabilidade: é muito fácil conseguir com que o deck de madeira cubra a totalidade da varanda e do terraço. Portanto, pode mudar o aspecto do seu espaço exterior sem ter de trocar o pavimento ou fazer obras profundas em casa. Mesmo que tenha um ângulo “estranho”, pode sempre mandar fazer um deck de madeira natural por medida.



  • Durabilidade: uma das principais vantagens dos decks de madeira é a sua durabilidade. Os decks em compósito têm uma grande resistência à chuva e à humidade, por isso a vida útil é muito longa. Por outro lado, os decks de madeira podem ser recuperados e restaurados mesmo quando já acusam algum desgaste da chuva e dos raios UV.



  • Estética: a estética também é outro ponto a favor dos decks de madeira. Pode encontrar madeira de diversas cores, tanto em madeira natural como nos decks de compósito, de modo a encaixar-se no seu estilo de decoração. Funciona com quase todos os estilos, desde decors mais modernos ao smais rústicos. 


  • Conforto: se o seu plano é colocar o deck de madeira no jardim ou à volta da piscina, um dos principais benefícios dos decks em madeira é que, ao contrário de outros materiais, não são escorregadios nem queimam os pés (sobretudo os decks de madeira natural). Então, pode caminhar mesmo que esteja descalço!


  • Manutenção: no dia a dia, não há nada mais simples! Os decks de madeira são muito fáceis e limpar e de manter em bom estado. Se os decks em madeira natural começarem a dar sinais do tempo, só precisa de lixar, envernizar e usar um selador adequado para restaurar o brilho da madeira natural. 


Recapitulando, os decks em madeira têm várias vantagens. Duram muito tempo, adaptam-se a qualquer ambiente, oferecem um enorme conforto a quem o usa e ainda exigem poucos cuidados de limpeza. Portanto, são uma excelente ideia para aplicar no espaço exterior da sua casa, seja uma varanda espaçosa, num terraço ou um jardim. 


Agora só falta dar o passo seguinte, que é encontrar uma empresa que faça decks de madeira por medida ou que instale o deck. Se não souber por onde começar, clique aqui para encontrar empresas que façam construção de deck e construção de terraço no Porto. Basta responder a algumas questões rápidas para receber até 5 orçamentos gratuitos para comparar profissionais e orçamentos. 


Comentários

Mensagens populares