Colchões de Espuma vs. Colchões de Molas: Diferenças na Limpeza e Manutenção


Vai comprar um colchão novo mas não sabe qual é a diferença entre um colchão de espuma, um colchão de molas ou um viscoelástico? Não percebe porque é que há colchões que parecem iguais… mas têm preços muito diferentes? A verdade é que há muita variedade no que diz respeito aos colchões. Hoje vamos explicar as principais diferenças entre os colchões de espuma e os colchões de molas. 

Colchões de espuma

Os colchões de espuma são geralmente mais baratos. Por isso, são uma escolha muito comum para uma segunda habitação onde só dorme ocasionalmente. Muitas vezes também encontramos colchões de espuma em quartos para alugar, já que os senhorios querem diminuir as despesas. No entanto, mesmo dentro dos colchões de espuma há muita variedade.


Isso significa que há colchões de espuma mais caros, com um grau de firmeza superior  e que são realmente confortáveis. Os colchões de espuma têm a vantagem de se moldar ao corpo e é mais difícil sentir os movimentos da pessoa que dorme ao seu lado (ao contrário do que acontece com os colchões de molas!). Além disso, são recomendáveis para quem sofre de alergias.


A maioria dos colchões de espuma são de enrolar. (Por isso, aquele famoso colchão que vê em campanhas publicitárias nas redes sociais é de espuma. Muitas lojas de mobiliário, incluindo o IKEA, também têm destes colchões enrolavéis, que pode transportar no seu carro.) Pode dormir no colchão de imediato, mas recomenda-se que espere 3 ou 4 dias para que tenha tempo de recuperar a forma. 

Colchões de molas


Os colchões de molas são os mais tradicionais. No entanto, quando são de má qualidade, conseguem ser muito desconfortáveis. Por isso, é nos colchões de molas onde encontramos mais variações nos preços. Agora, a parte positiva: se investir num bom colchão de molas, pode durar entre 5 a 10 anos porque, ao contrário do colchão de espuma,  não se deforma com o peso do corpo.


Para que o colchão dure o máximo de tempo possível, é aconselhável virar o colchão pelo menos duas vezes por ano. Além disso, deve fazer uma limpeza ao colchão pelo menos uma vez por ano. Procure aqui um serviço de limpeza de colchão ao domicílio para eliminar ácaros, bactérias e fungos que podem despoletar crises de asma, sinusite ou rinite em quem é alérgico ou sofre de problemas respiratórios.


Entre os colchões de molas, recomendamos os colchões de molas ensacadas. As molas ensacadas fazem menos ruído, proporcionam mais conforto e ajudam a que sinta menos os movimentos da outra pessoa enquanto dorme. Isto acontece porque as molas ensacadas distribuem uniformemente o peso e permitem que o ar circule entre as molas, por isso não faz transpirar enquanto dorme.


Colchão de espuma vs colchão de molas: qual o melhor?


Como vê, há muitas diferenças entre os colchões de espuma e os colchões de molas. Mesmo entre si! Portanto, tudo depende da qualidade do colchão, da altura do colchão e da firmeza que escolher. Recomendamos que vá a uma loja experimentar diversos tipos de colchão. No caso de ter um problema de costas, convém escolher um modelo ortopédico e recomendado pelo seu médico ou fisioterapeuta.


Em termos de limpeza, os colchões de espuma são preferíveis para quem sofre de alergias, asma ou outros problemas respiratórios. Contudo, qualquer colchão é um bom habitat para ácaros. Por isso, independentemente do tipo de colchão que escolher, é recomendável usar uma capa anti-ácaros lavável e fazer uma limpeza uma vez por ano. Veja aqui o preço da limpeza de colchão.

Comentários

Mensagens populares