Como ajudar o seu filho a preparar os exames nacionais



Nervoso com os exames? Deixamos aqui algumas dicas para ajudar os seus filhos para preparar os exames nacionais.

Ajude o seu filho a estabelecer uma rotina

A rotina é amiga do estudo. Por isso, se quer ajudar o seu filho a preparar os exames nacionais, uma das melhores coisas que pode fazer é estabelecer uma rotina. Acordar sempre à mesma hora, trabalhar sem distrações (ruído, som da televisão), usar mobiliário ergonómico (cadeiras confortáveis, mesas ajustadas à altura) e fazer refeições regradas, ricas em vitaminas, são apenas alguns passos para que o seu filho tenho um estudo mais produtivo.

Releia os livros de leitura obrigatória

Os exames de Português exigem muito trabalho. No 9º ano, os alunos têm de preparar o teatro de Gil Vicente e Os Lusíadas: conhecer a estrutura, o propósito e as estrofes mais importantes de cada obra. No 12º ano, precisam de estudar os Lusíadas, os heterónimos de Fernando Pessoa e José Saramago. Muitos alunos ficam-se pelos resumos da obra, mas se lerem as obras em conjunto podem ter uma “competição” e discutir os livros em detalhe.

Aprenda a funcionar com a calculadora

Português já está. Agora falta Matemática. No 9º ano, basta saber usar uma calculadora científica. Mas, se o seu filho seguiu ciências, isso não é suficiente. No 11º e 12º ano, precisa de uma calculadora gráfica para os exames de Físico-Química e Matemática. Se estuda com os seus filhos, tem de aprender a funcionar com estas calculadoras. Ou, se não consegue acompanhar o ritmo, pode procurar um explicador de Matemática.

Procurar explicadores

Se acha que o seu filho não está preparado para os exames – e se os sente nervoso por não estar à vontade com a matéria – procure ajuda. Use a Fixando para procurar explicadores de ciências e de várias disciplinas com exames no secundário: História, Geografia, Economia e línguas estrangeiras.

Comentários

Mensagens populares