Como restaurar uma peça de arte?



Se herdou uma peça de arte antiga ou se encontrar uma peça de arte perdida no sótão familiar, talvez queira restaurá-la.


O restauro de arte é complicado e obedece a regras muito específicas consoante o tipo de peça que estamos a tentar restaurar. Por norma, quanto mais antiga mais complicada será de restaurar, pelo menos de forma a que fique realmente fiel ao original. No entanto, independentemente do tipo de peça que está a tentar restaurar – seja um quadro, uma escultura, uma peça de cerâmica ou um painel de azulejos – o primeiro passo quase sempre é limpar a peça.

Limpar a Peça

Para limpar peças de arte antigas o melhor é usar pincéis e remover o pó e os detritos acumulados ao longo do tempo cuidadosamente, uma vez que os materiais costumam ser mais frágeis. No caso de ter alguma mancha, provavelmente vai precisar de uma solução específica e é melhor consultar um especialista em história de arte ou restauro de arte.

Restaurar a Cor

O segundo passo é restaurar a cor, mas também aqui pode ter dificuldades em conseguir restaurar a peça sem um especialista. A menos que tenha experiência em pintura e uma mão muito precisa, dificilmente consegue concretizar esta parte. Além disso, um especialista em história da arte pode ajudar a perceber melhor o tipo de materiais e cores usados na época, de forma a conseguir manter-se fiel ao original.

Restaurar fotografias a preto e branco

Finalmente, se a peça de arte que está a tentar restaurar é uma foto a preto e branco, o melhor é contratar um fotógrafo especializado no restauro de fotos, que consiga eliminar o ruído na foto e discernir o equilíbrio de brancos e pretos nas fotos. Depois de conseguir restaurar a foto digitalmente e de estar satisfeito com o resultado, pode imprimir a foto e ter um resultado final satisfatório.

Comentários

Mensagens populares