3 Dicas para aumentar a sua concentração durante as aulas remotas
O governo decidiu encerrar as escolas novamente. Para já, as escolas ficam encerradas durante 15 dias, que serão compensados durante as férias da Páscoa e no final do ano lectivo, em Junho. No entanto, é possível que estes quinze dias não sejam suficientes para fazer baixar os casos de COVID-19 e aliviar o SNS, pelo que as famílias devem preparar-se para mais um ano de aulas online. Se tem dificuldade em seguir as aulas online, ou se o seu educando não consegue concentrar-se em casa, deixamos aqui algumas dicas para aumentar a sua concentração nas aulas online!
Arrumar uma zona de estudo para usar durante as aulas.
A primeira grande dica para quem está a ter aulas remotamente é organizar uma zona de estudo específica. Se possível, cada aluno deve ter a sua secretária, com uma cadeira adequada para a altura da mesa, e algum espaço para tomar notas. É importante sentar-se à secretária e sentir-se como se estivesse numa sala de aula e não na sala de casa. Dentro do possível, tente deixar esse compartimento vago e não interromper as aulas.
Desligar outros aparelhos electrónicos, incluindo o telemóvel.
A televisão, o telemóvel, o som do aspirador, da máquina da roupa a funcionar… Tudo contribui para distrair a pessoa que está a ter aulas em casa. É preferível estar num espaço sem outros aparelhos em standby ou que recebem notificações. Para não ficar tentado, o melhor é tirá-los da zona de estudo que mencionámos no ponto 1 e desligar o telemóvel. No entanto, o pior inimigo é mesmo o computador: não os deixe abrir outros sites durante as aulas e habitue-os a ter janelas diferentes para as aulas e para os seus passatempos.
Fazer pausas para comer e preferir alimentos de absorção lenta.
Outro ponto importante para aumentar a concentração é manter um horário de intervalos. Ninguém consegue manter a concentração indefinidamente, especialmente as crianças. Devem fazer pausas entre as aulas para recuperar e também para comer – ninguém se consegue concentrar com fome! Prefira os alimentos de absorção de lenta, como o pão integral, as bolachas de aveia ou os frutos secos, já que os picos de açúcar dificultam a concentração.
Acha que os seus filhos continuam a precisar de um apoio? Procure o preço de aulas online e contrate um explicador.
Comentários