Como limpar manchas de período


Já nos aconteceu a todas mais do que uma vez. Sem querer, uma mancha na roupa, no lençol, no edredon… Então, porque haveria de ser tabu? Aprenda como limpar manchas de período!


Em primeiro lugar, aquilo que já todas sabemos: as manchas de período são sangue. Portanto, podem limpar-se como qualquer outra mancha de sangue. E, quanto mais depressa actuar, melhor: quando o sangue seca, fica acastanhado e a mancha é muito mais difícil de remover.


Então, aqui estão três métodos para limpar as manchas de período:

Água fria


Se actuar logo a seguir, enquanto a mancha ainda está “fresca”, basta usar água fria abundante. Este método é muito eficaz para limpar a sua roupa interior, o pijama ou até as calças. Passe a roupa por baixo da torneira de água fria no lavatório ou na banheira e o sangue sai sem deixar rasto.


Água oxigenada


E quando a mancha é no lençol? Aí já não é tão prático levantar-se, tirar a roupa da cama e lavar o lençol em água fria, até porque o ia encharcar completamente. Então, o método mais eficaz neste caso é deitar água oxigenada directamente por cima da mancha. Além de limpar, este método também desinfecta.


Deixe actuar a água durante alguns segundos (até deixar de fazer bolhinhas) e depois esfregue em movimentos circulares com um pano. Se mesmo assim a mancha não desaparecer, volte a aplicar a água oxigenada até sair. Se não tiver água oxigenada em casa, substitua por vinagre.


Vinagre e detergente


Como já dissemos, é muito mais fácil limpar uma mancha de sangue fresca do que o sangue seco. Se só deu conta tarde demais, experimente aplicar vinagre ou água oxigenada directamente sobre a mancha. Depois, deixe a peça de roupa de molho durante 24 horas em vinagre e detergente. Lave normalmente na máquina e verifique se desapareceu.


Limpeza profunda de colchões


Provavelmente, mesmo que tenha manchado o lençol, não se nota nenhuma mancha no colchão. No entanto, até para prevenir a acumulação de ácaros e de outros bichinhos, é recomendável para uma limpeza profunda de colchões de vez em quando.

Comentários

Mensagens populares