Como escovar os dentes dos gatos e dos cães
Apesar de ser essencial para prevenir a doença periodontal, a maioria dos gatos e dos cães não gosta de escovar os dentes. Por isso, hoje achámos que seria bom dar algumas dicas sobre como escovar os dentes dos gatos e dos cães.
1. Crie o hábito de escovar os dentes
A maioria dos cães e dos gatos não gosta de escovar os dentes porque se sente “ameaçado”. É normal tentar morder a pessoa que tenta escovar os dentes, bater com as patas e fugir! Mas, se habituar o seu cão ou gato a escovar os dentes desde pequeno, começa a ver a escovagem como algo “normal” e que não representa qualquer perigo.
2. Experimente várias pastas de dentes
Já pensou que, se calhar, o seu animal de estimação simplesmente… não gosta do sabor da pasta de dentes? Há muitos cães e gatos que são “esquisitos” com o que comem, por isso o truque é experimentar várias pastas até encontrar uma pasta de dentes palatável que seja um verdadeiro petisco.
3. Escolha a escova de dentes
O terceiro passo para conseguir escovar os dentes do seu cão ou gato ou é eleger a escova de dentes. Há escovas de dentes semelhantes às humanas, mas também há “dedeiras” que põe à volta do dedo para espalhar a pasta nos dentes do animal. Escolha uma que seja apropriada para o tamanho do seu animal e que tenha cerdas finas.
4. Como escovar os dentes de cães e gatos
Quanto à escovagem em si, comece por inserir um dedo, sem a escova. Com a boca aberta, comece a espalhar a pasta pelos dentes do fundo de uma lado da boca. Faça movimentos na direcção de vai e vem entre a gengiva e a ponta do dente. Avance até chegar aos dentes da frente e depois repita do outro lado da boca. Agora sim, insira a escova (pode passar por água fria antes, para que seja mais fácil). Se consegue inserir o dedo mas o animal rejeita a escova, pode ser realmente uma boa ideia usar uma dedeira.
Precisa de ajuda para cuidar do seu animal? Se precisa de ajuda para escovar o pêlo, escovar os dentes, cortar as unhas ou fazer grooming ao seu animal de estimação, procure aqui cuidados para animais de estimação.
Acha que o seu cão ou gato já tem doença periodontal? Procure um veterinário e agende uma destartarização.
Comentários