Como limpar sofá de camurça?



Os sofás de pele e camurça foram uma tendência há alguns anos. Mas, como a camurça e a pele se desgastam com tempo, o mais provável é que o seu sofá já esteja a precisar de alguma manutenção. Para manter o sofá de camurça no melhor estado possível, siga estas dicas para limpar o sofá de camurça:

1. Retire as almofadas e as partes removíveis do sofá

Para limpar o sofá, comece por tirar todas as almofadas e todas as partes removíveis. Assim fica mais fácil aspirar todos os cantinhos e não deixar nenhum pó nem nenhuma migalha para trás. Isto vai evitar os insectos em casa, eliminar o pêlo dos gatos, e por aí em diante.

2. Aspire o sofá pelo menos uma vez por semana

Por uma questão de higiene, a recomendação é aspirar o sofá pelo menos uma vez por semana. Se possível, tenha uma escovinha específica no aspirador para aspirar os sofás e os cadeirões. Assim, garante que tem sempre uma escovinha limpa para os sofás e que não andou pelo chão.

3. Use uma escovinha para terminar a limpeza

Para finalizar a limpeza, pode usar uma escovinha (como as que existem para sapatos). Escolha uma escova de cerdas muito moles, quase como se fosse uma borrachinha. Muitas vezes, a escovinha vai ser o suficiente para tirar manchas da camurça.

4. Limpeza alternativa com vinagre

No que diz respeito à camurça, deve evitar sempre os líquidos. No entanto, se precisar de lidar um mau cheiro, pode experimentar uma solução de água morna (1 litro) e vinagre (250 ml). Molhe um pano ligeiramente e depois mova o pano sempre no sentido do tecido. De seguida, use um pano seco para limpar e secar o tecido.

5. Procure um serviço profissional

Como último recurso, também pode procurar um estofador ou uma limpeza de estofo profissional. Este tipo de profissionais consegue não só limpar o sofá, como restaurá-lo totalmente se já estiver “a afundar”.

Comentários

Mensagens populares